« Pode-se enganar a todos por pouco tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo. » J. F. Kennedy

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Que solução para Portugal?

Hoje vou-me afastar ligeiramente dos últimos temas. Hoje vou falar das eleições do próximo dia 5 de Junho para nomear o próximo governo para Portugal.
Como sabem, na minha opinião pouco pode ser feito por qualquer partido que vá para o poder. Irei votar sim, pela 1º vez, mas votarei com a consciência tranquila, pois votarei naquele que mais se aproximar do que é certo para o meu país. Poderei adiantar que não votarei em nenhum dos 5 grandes partidos.
Esta crise é mundial, muito do que nos está a acontecer vêm de motivos que desconhecemos. O desequilíbrio de vários negócios de multi-nacionais, os bancos poderosos, as guerras, a reserva federal, os objectivos obscuros da classe da elite, etc... Nem interessa dizer isso aqui. Isto faz com que esta crise manipulada aumente de dia para dia, e claro, é-nos impossível de resolver. Por isso digo que qualquer um que vá para lá vai ter os mesmos resultados…
Mas focando-me só cá e fazendo de conta que isto é tudo mais bonito, há vários partidos pequenos com ideias muito interessantes. Algumas das medidas do partido da terra, PNR ou mesmo do movimento esperança de Portugal são as mais correctas. Eu concordo em ser feita uma mega reforma na agricultura. A agricultura em Portugal está a morrer aos pedaços, lembro que esse sector é a base para qualquer nação. Necessita de ser rejuvenescida, necessitamos de modernizar equipamentos, novas tecnologias e o mais importante de tudo, precisamos de plantar os milhares e milhares de hectares por plantar no nosso país. Temos um país com muito potencial, vários climas, muito espaço e no entanto somos pobres em produtividade agrícola. Importamos demasiada coisa, poderíamos ter a balança muito mais equilibrada se tivéssemos uma agricultura saudável. A segunda grande ideia tem a ver com a nossa costa, o nosso mar. A nossa pesca necessita de reformas estruturais também. Necessitamos de rejuvenescer também as pescas, pois a maioria dos pescadores como os agricultores são pessoas de idade, 60 anos para cima, necessitamos de modernizar barcos e equipamentos e o mais importante, necessitamos de recuperar o nosso mar. Graças ao mercado livre da União europeia (UE), todos os países europeus pescam no nosso mar menos nós, pois têm uma pesca muito mais desenvolvida e avançada do que nós, estão a aproveitar-se da nossa riqueza. O mercado livre está não só a matar os sectores agrícola e piscatório como também das nossas empresas e indústrias. É impossível competir assim desta maneira com produtos estrangeiros, num mercado livre sem quais queres restrições ou leis. Necessitamos de medidas proteccionistas se queremos que as nossas empresas se levantem, produzam mais e consequentemente criem mais postos de trabalho. Mercado livre? sim, mas com responsabilidades.
O interior está a morrer, isto é uma das causas do nosso declínio. Ele esta a morrer porque não foram criadas as condições necessárias para se viver lá. A população fugiu toda para a zona do litoral e das grandes cidades, e isso provocou um grande fosso na nossa balança comercial.
Sair da UE? Renunciar ao euro? Na minha opinião mais sincera: sim. Sair da UE com responsabilidade e inteligência a longo prazo e renunciar ao euro a médio prazo. Quero só frisar que não sou extremista, pois estas medidas são consideradas ser de um politico extremista, isso é um pré-conceito horrível que cega a maioria das pessoas neste país. Não sou filiado em nenhum partido ou doutrina também, mas este é o caminho.
Nós não precisamos da UE, não precisamos de mercados livres irresponsáveis, não precisamos do aumentos dos preços graças a moeda do euro, não precisamos das medidas de austeridade implacáveis impostas pela UE, não precisamos de ajuda do FMI, para que? Para nos endividarmos cada vez mais? Lembro que teremos de pagar o empréstimo mais juros. Com amigos destes quem precisa de inimigos? Nós temos dinheiro ainda para investir, investir no correcto, no certo, enganem-se aqueles que pensam que Portugal sem a UE estaria a passar fome sem dinheiro. O país onde vivem tem uma das maiores reservas de ouro do mundo, tirando o ouro temos ainda suficiente dinheiro para gastar no certo.
Precisamos de nos concentrar no que é nosso, aumentar a nossa produtividade, importar menos, exportar mais. Como se faz isso? Medidas proteccionistas para vitalizar as nossas empresas, mega reformas na agricultura para importarmos menos, reformar as pescas e reaver o nosso mar, dar condições de vida no interior, e dar condições às nossas pequenas e médias empresas.
Dia 5 votarei naquele partido que ser mais responsável e aquele que tiver mais noção de como as coisas realmente estão e, se resolvem.




1 comentários:

Anónimo disse...

a maioria das medidas deste texto está correcta. a agricultura foi esquecida completamente. as pessoas insistem que estar na uniao europeia é bom, mas ñ é. é uma organização ditaturial qe faz o qe quer dos paises. o povo n vota nas suas leis ou lideres.

Enviar um comentário